Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sistema de Controle e Monitoramento de Veículos é implantado

A solução visa atender as necessidades de controle e rastreamento de veículos com irregularidades e devedores de IPVA.

Publicação:

20170623 CMV site
20170623 CMV site - Foto: Divulgação DFT
Por PROCERGS

O Sistema de Controle e Monitoramento de Veículos (CMV), da Receita Estadual foi implantado e visa atender as necessidades de controle e rastreamento de veículos devedores de IPVA e demais irregularidades, como: furto/roubo, licenciamento vencido, baixado, restrição à circulação, entre outros.

Painel
Painel - Foto: Divulgação DFT

O CMV será utilizado pela Receita para atuação em blitz inteligentes com o objetivo de recuperar R$262,5 milhões que deixaram de ingressar nos cofres públicos até o momento, representando uma inadimplência financeira de 10,7% no imposto do IPVA.

Na última quarta-feira (21) a Receita Estadual divulgou o balanço final da primeira ofensiva para combater a inadimplência do IPVA 2017 (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores). A blitze foi realizada em Porto Alegre e mais 14 cidades do interior. Com 14.644 veículos abordados e flagrados 1.345 motoristas.

Em Porto Alegre, a operação contou com o apoio do sistema e em duas horas de ação inteligente, o CMV avaliou 1.512 veículos com abordagem apenas para os irregulares, reduzindo o transtorno no trânsito com uma atuação muito mais assertiva, em termos de resultado. Na ocasião 40 veículos foram recolhidos por problemas de licenciamento e mais de 70 apresentaram algum tipo de irregularidade verificada pelo sistema. 

A solução será utilizada em parceria entre a Secretaria Estadual da Fazenda (SEFAZ) com os órgãos de segurança pública do estado, visando a sua adoção nos centros de monitoramento e controle das policias. O serviço atuará diretamente na resposta a roubos de veículos e ações de rastreamento para operações específicas da inteligência.

Integrado com o sistema ONE (Operador Nacional dos Estados) o Sistema de Controle e Monitoramento de Veículos foi desenvolvido pela PROCERGS (DFT/SR1) para a SEFAZ.

O CMV utiliza a base de dados do ONE para aplicar um motor de regras que determina se aquele veículo possui pendência de IPVA ou algum alerta do Detran/RS.

O CMV possuir três módulos:

  1.  Serviço de Processamento de Placas: processa as informações do ONE acionando consultas ao IPVA e ao DETRAN em busca de algum tipo de irregularidade. Ele grava na base de dados do CMV os casos apontados como irregulares;
  2.  Painel de Monitoramento: o usuário comunica-se com o sistema no Portal da Receita Estadual (RPE) através de um painel que exibe em tempo real as ocorrências detectadas pelo motor de regra, podendo filtrar por equipamentos específicos ou por gatilhos (IPVA, Licenciamento, Furto/Roubo, etc). O painel permite ainda que o usuário possa verificar no Mapa o local da ocorrência, o histórico de ocorrências do veículo e ainda a foto enviada ao ONE para conferência visual para aprovação/rejeição de leituras com erro;
  3. Apoio: demais transações da aplicação no portal, como cadastro de operações, consulta a passagens, dashboard e mapa de calor.
mapa de calor
mapa de calor - Foto: Divulgação DFT

Atualmente todas as 15 praças de pedágio da EGR geram cerca de 120 mil leituras por dia para alimentar o sistema.

Existem também equipamentos móveis da Receita Estadual para realização de Blitz do IPVA, além de novos parceiros que já possuem acesso à documentação do ONE e avaliam sua participação no projeto, entre eles a Polícia Rodoviária Federal e EPTC/PROCEMPA.

PROCERGS - Cia. de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul